Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Aumento de fraudes pede atenção à segurança de identidade

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

São Paulo, novembro de 2023 – Proteger os seus dados nunca é demais. O Brasil ocupa a décima posição na lista dos países mais afetados por casos de fraude de identidade, representando 0,4% de todos os incidentes dessa natureza registrados em âmbito global.

Essa análise foi conduzida pela Sumsub e faz parte de um índice global de fraudes. Um dado relevante a ser destacado é que, em cada conjunto de 10 documentos fraudulentos pelo mundo, oito deles se referem a identidades, colocando as carteiras de identidade brasileiras entre as 10 mais falsificadas internacionalmente.

O alerta vem também da eBox Digital, empresa especialista em Gestão e Proteção de Documentos Físicos e Digitais, com base em um levantamento que realizou junto com uma instituição financeira, na qual utiliza os serviços da mesma para identificação de fraudes.

A crescente ameaça diz respeito a fraudes de identidade, na qual contam um aumento alarmante de 92% detectadas em agosto de 2023, em comparação com julho do mesmo ano. Os dados revelam que, no período de janeiro a agosto de 2023, foram registradas 25.063 propostas de crédito, das quais 276 foram confirmadas como fraudes.

Dessas 276 fraudes, a maioria esmagadora, 74%, ocorreu em comprovantes de endereço, enquanto 24% envolveram falsificações de RG e 2% CNH. Além disso, a análise aponta que o estado mais afetado pelas fraudes é São Paulo, com impressionantes 73% do total, e, dentro do estado, a capital responde por 32% dessas ocorrências.

Esses números alarmantes destacam a importância do cuidado com os dados pessoais, uma vez que esses tipos de fraudes têm ganhado mais espaço no mercado, seja para obtenção de crédito ou até mesmo financiamento.

A eBox Digital, que tem desempenhado um papel fundamental no combate a fraudes, destaca um exemplo concreto de seu impacto positivo no mercado. Em uma operação realizada para uma instituição financeira, a empresa conseguiu prevenir mais de R$ 8 milhões em tentativas de fraude. Esses resultados demonstram a importância de utilizar tecnologias avançadas para garantir a autenticidade de documentos e evitar prejuízos financeiros significativos.

A empresa tem se comprometido a atingir a excelência na prevenção de fraudes, e para isso realiza constantes aprimoramentos em sua equipe. Isso inclui investimentos significativos em capacitação, como o curso de ‘Documentoscopia e Grafoscopia’, ministrado para os profissionais que atuam na área de formalização da empresa.

“Com uma equipe altamente qualificada e especializada na análise minuciosa de documentos, estamos plenamente preparados para garantir a segurança e autenticidade das informações, demonstrando compromisso em oferecer soluções confiáveis e eficazes no combate às fraudes”, ressalta Roberto Gonçalves, CEO da eBox Digital.

Com o aumento alarmante das fraudes, é imperativo que governos, instituições financeiras e empresas de tecnologia colaborem de forma proativa para combater essa questão, implementando soluções inovadoras e promovendo uma cultura de segurança digital no país.