Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Case Hitachi Vantara | Solução para bloquear ataques

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Vigilant é a primeira ferramenta no mercado brasileiro a identificar variações em comportamentos de hackers em tempo real

São Paulo, outubro de 2023 – Os ataques de ransomware estão entre as principais ameaças para a segurança das organizações. De acordo com o 2023 Global Cyber Confidence Index, 83% das empresas vítimas de ataques cibernéticos pagaram um resgate pelo menos uma vez.

Diante deste contexto, a Online Data Cloud, consultoria de TI de Cloud Computing, desenvolveu o Vigilant. A solução utiliza inteligência artificial (IA) por meio de machine learning para observar comportamentos suspeitos no ambiente e isolar ações de invasão com o objetivo de ajudar empresas a identificarem ameaças cibernéticas, que normalmente não são notadas. Entre os principais players do mercado, a Hitachi Vantara, subsidiária de infraestrutura, gerenciamento de dados e soluções digitais da Hitachi Ltd. (TSE: 6501), foi selecionada para ser a fornecedora de infraestrutura para suportar essa tecnologia.

A partir da identificação de uma atividade suspeita, o processo acontece sem intervenção humana nas redes, gerando logs (registros) enviados para o data center da Online Data Cloud com a infraestrutura de armazenamento da Hitachi Vantara e processa as informações em tempo real. A ferramenta fornece também permite que os clientes possam ver os registros de todas as ações captadas e bloqueadas. Com a parceria da Hitachi Vantara, a performance se tornou cinco vezes mais rápida, tendo uma janela máxima de apenas 1 minuto para receber o log e gerar a resposta.

“Neste cenário em que os ciberataques estão cada vez mais frequentes e as organizações precisam proteger seus bens mais preciosos, como os dados, é importante contar com ações que mitiguem os riscos e impeçam perdas comerciais e financeiras. Desta forma, unimos forças e nossa parceria com a Online Data Cloud irá proporcionar mais segurança para as empresas”, destaca Andrea Fodor, Country Manager Brasil da Hitachi Vantara.

“A solução foi desenvolvida durante três anos e nesse período foi possível observar o que está acontecendo dentro dos ambientes e criar automações assertivas para prevenir que as empresas registrem problemas com ataques de ransomware”, comenta Adriano Filadoro, CEO da Online Data Cloud. “Desde o momento em que o Vigilant foi implementado pela primeira vez, não recebemos mais chamados de restore por conta de incidentes em servidores”, complementa.

Processo de resposta otimizado e em tempo real

Filadoro explica que as primeiras versões do Vigilant utilizavam modelos mecânicos com tempo de processamento mais lento. Como a solução precisa identificar e gerar respostas em tempo real, foi necessário incluir uma plataforma de armazenamento atualizada para contribuir com o processamento otimizado dos dados. 

“Hoje no mercado brasileiro praticamente não existem ferramentas que acompanham os movimentos de hackers. Ter apenas um antivírus não é o suficiente. O Vigilant consegue proporcionar uma solução integrada e automatizada que faz análise comportamental com IA para identificar variações e bloquear invasões. Além disso, a solução é acessível e voltada para atender médias e pequenas empresas com autonomia, fornecendo uma camada de cibersegurança otimizada e essencial”, aponta Adriano Filadoro .