Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Cibersegurança, pilar fundamental nas empresas modernas

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

No cenário empresarial atual, a informação é um dos ativos mais valiosos. A era digital trouxe consigo uma explosão de dados e informações que impulsionam as operações e estratégias de negócios em todo o mundo, porém, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, e a segurança da informação tornou-se uma questão crítica que as empresas enfrentam diariamente.

A digitalização tem sido uma força motriz por trás do crescimento das empresas nas últimas décadas, processos manuais foram substituídos por sistemas informatizados, e as empresas agora dependem de dados para tomar decisões. A ascensão da computação em nuvem, da Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial (IA) aumentou ainda mais a quantidade de informações que as empresas coletam e utilizam.

No entanto, à medida que as empresas se tornam mais dependentes de dados e informações, elas também se tornam alvos atrativos para cibercriminosos. Os riscos associados à segurança da informação têm evoluído e se diversificado. Ameaças como hackers, malwares, phishing e ataques de ransomware estão em constante evolução e se tornaram mais sofisticados.

Desse modo, a demanda por profissionais especializados nessa área (cibersegurança) vem aumentando constantemente com empresas de diversos setores reconhecendo a importância da proteção de dados e da segurança cibernética, o que faz com que a maioria das empresas esteja em busca de profissionais da área. Eles são capazes de fornecer mais agilidade e produtividade para assegurar que os dados da empresa ficarão longe do acesso de outras pessoas.

Segundo o relatório de Tendência em Segurança da Informação do ano de 2022, divulgado pela empresa de consultoria Gartner, estima-se que o mercado global de serviços de segurança da informação cresça a uma taxa anual composta de aproximadamente 8,5% até 2026.

Segundo Markswell Coelho, coordenador do IBSEC – Instituto Brasileiro de Cibersegurança, a segurança da informação não se trata apenas de proteger os dados dos clientes, mas também se trata de proteger os ativos internos. “Informações confidenciais, como planos estratégicos, propriedade intelectual e informações financeiras, precisam ser salvaguardadas contra o acesso não autorizado”, explica.

Oportunidades de carreira

A área de Segurança da Informação oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira para profissionais qualificados, e algumas das principais áreas de atuação incluem consultoria, auditoria, gestão de riscos e resposta a incidentes, além disso o mercado de cibersegurança vem oferecendo muitas vagas, sendo muito comum encontrar vagas de emprego em bancos, empresas nacionais e até internacionais que necessitam de uma excelente segurança para os dados.

Atualmente, o salário de um Analista de Cibersegurança é um dos mais vantajosos dentro da área de TI (Tecnologia da Informação), que se inicia com R$4.000,00 e pode chegar a R$ 17.000,00, por ser um profissional que lida diretamente com a segurança das organizações .

Visto que o mercado de trabalho está carente de profissionais da área, a IBSEC tem se tornado um dos maiores institutos de formação e certificação profissional em cibersegurança com cursos 100% online, reconhecido no Brasil e no exterior, com mais de 35 mil profissionais certificados, preparando-os para o mercado.

O Instituto apresenta grandes pilares como, campeonatos e eventos de cibersegurança via webinars e podcasts; certificados gratuitos de conhecimento de cibersegurança do básico ao avançado; cursos de preços acessíveis, os chamados ‘livres de formação’, que vai de cursos de fundamentos de cibersegurança a cursos mais sofisticados, como o de hacker ético, analista de defesa cibernética e curso de pós graduação. Além disso, a IBSEC oferece certificações em portugues, inglês e espanhol e já atende mais de 12 países.

O coordenador Markswell afirma que a missão da IBSEC é ampliar o conhecimento e potencializar a carreira de cada um de seus alunos, com cursos ministrados por profissionais renomados com ampla experiência teórica e prática, que irá instruir e habilitar passo a passo como um profissional de segurança digital pode se tornar requisitado e de muito sucesso.

“O nosso foco é oferecer novas habilidades para engrandecer o currículo dos nossos alunos para que todos alcancem caminhos para empregos bem remunerados e tenham oportunidades de avançar em direção aos seus objetivos profissionais e educacionais”, conclui.