Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Deface pegou www.linux.org

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Um ataque de defacement atingiu nesta madrugada um dos sites mais utilizados pela comunidade Linux. Trata-se do www.linux.org, que exibe uma média de 400 mil páginas por mês e oferece grande volume de informações, agrega usuários em fóruns e disponibiliza downloads.

O ataque foi feito por um usuário cujo id no Twitter é @kitlol5. Neste momento o endereço www.linux.org está sendo redirecionado para a página do atacante, o que pode indicar na verdade um ataque ao provedor de DNS da organização – e não um deface direto na home page. O fato foi notado por vários especialistas e aficionados do Linux, inclusive os usuários Lipe Aguiar e Mateus Veras, que acompanharam o ataque e apontaram o problema para o Ciso Advisor. Na opinião do especialista Mateus Veras houve um sequestro de DNS (DNS hijacking) porque houve muitas mudanças no endereço de DNS durante o ataque. 

O defacement incluiu a publicação da tela acima que não está mais presente mas foi gravada pelos colaboradores do Ciso Advisor. Foi  gravado um vídeo com imagens (grotescas) deixadas pelo atacante. Tão grotestas que o YouTube removeu.  Leia a continuação da notícia em

https://www.cisoadvisor.com.br/linux-org-explica-sequestro-do-seu-dns/

 

Página criada pelo atacante no Twitter em nome de @kitlol5
Meta description inserida no ataque foi indexada pelo Google