Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Detecção gerenciada e resposta para resiliência cibernética

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

As tecnologias Veeam e Sophos integram-se para detectar de forma proativa ameaças à segurança cibernética, como o ransomware, assegurar a garantia de resposta e recuperar rapidamente os dados impactados por meio da troca de informações críticas

COLUMBUS, Ohio — 24 de outubro de 2023: A Veeam® Software, líder em proteção de dados e recuperação de ransomware, anunciou hoje uma parceria estratégica com a Sophos, líder global em inovação e fornecimento de segurança cibernética como serviço. Através da parceria, a Veeam Data Platform se integrará ao Sophos Managed Detection and Response (MDR), adicionando uma camada crítica de detecção e resposta a ameaças para aumentar a segurança de backups essenciais aos negócios que tentam desabilitar repositórios de backup como uma tática para aumentar a pressão sobre as vítimas para que paguem o resgate.

Com ciberataques aprimorando constantemente a sua forma de atuação, a questão não é mais se ou quando, mas com que frequência uma organização será afetada, tornando fundamental que as organizações tenham as capacidades adequadas de proteção e recuperação. Juntas, as tecnologias Veeam e Sophos detectam proativamente ameaças à segurança cibernética, garantem a resposta e recuperam rapidamente os dados impactados, proporcionando às organizações a tranquilidade de saber que seus dados estão sempre disponíveis e são facilmente recuperáveis.

“A crescente ameaça de ataques cibernéticos só pode ser enfrentada se as empresas se unirem para oferecer aos clientes uma proteção mais completa e integrada”, disse Danny Allan, CTO da Veeam. “Unir o líder global em proteção de dados e recuperação de ransomware com a oferta número 1 de MDR oferece aos clientes a proteção e a recuperação de cibersegurança mais abrangente do mercado atualmente. Manter os negócios funcionando, independente do que aconteça, é fundamental para a missão geral da Veeam e, ao nos unirmos à Sophos para criar uma abordagem de ponta a ponta, damos mais um passo na proteção dos clientes contra agentes mal-intencionados, fortalecendo sua postura de segurança e tornando suas soluções mais resilientes.”

A Veeam Data Platform monitora o ambiente de uma organização para detectar possíveis ameaças contra backups locais e baseados na nuvem. Caso seja identificada, como um invasor tentando adulterar backups, a Veeam envia um alerta para o Sophos MDR — um serviço totalmente gerenciado de monitoramento, detecção e resposta, com uma equipe 24×7, que neutraliza rapidamente ameaças complexas, como o ransomware, violações de rede, entre outras. Então, a equipe de operações de segurança do Sophos MDR pode determinar se um ataque está ocorrendo e tomar as medidas para interromper, conter e eliminar totalmente o invasor.

“Os adversários evoluem cada vez mais as suas táticas, técnicas e procedimentos (TTPs), muitas vezes ultrapassando as capacidades de detecção da maioria das organizações, como mostra a Inteligência de Ameaças do Sophos X-Ops. A necessidade de backups seguros é fundamental, e operações de segurança proativas são mandatórias para proteger os dados críticos para os negócios”, disse Marty Ward, Vice-Presidente de Operações de Tecnologia da Sophos. “O Sophos MDR é a oferta de MDR mais usada, com mais de 19.000 clientes em todo o mundo, e esperamos estender esta oportunidade para as organizações que usam a Veeam. Juntos, manteremos as organizações funcionando com mais segurança.”

Os principais benefícios adicionais desta parceria estratégica incluem:

• Defesa contra Ransomware: Os recursos avançados de detecção e prevenção de ameaças da Sophos, com backups imutáveis e versionamento fornecidos pela Veeam, garantem que os dados de backup permaneçam seguros e recuperáveis.

• Melhorando o tempo de resposta a ameaças: os especialistas em operações de segurança do Sophos MDR executam ações de resposta imediata para interromper ataques com um tempo de resposta médio líder do setor de 38 minutos – 96% mais rápido que o benchmark do setor.

• Identificação de ameaças internas à segurança: O monitoramento abrangente de ameaças internas e externas detecta atividades não autorizadas ou suspeitas que podem comprometer os dados de backup.

• Prevenção de exclusão acidental: controle de versão de backup, trilhas de auditoria e opções de armazenamento imutáveis protegem os dados de backup contra ações não intencionais.

• Manutenção da conformidade: Recursos robustos de proteção de dados e segurança podem ajudar as organizações a atender aos requisitos de conformidade regulatória, como GDPR, HIPAA e outras regulamentações específicas de cada setor.

• Cumprimento dos requisitos de seguro cibernético: O Sophos MDR ajuda a cumprir requisitos críticos de seguro cibernético, como monitoramento de ameaças 24 horas por dia, 7 dias por semana, reduzindo a probabilidade de negação de um sinistro e ajudando as organizações a obter melhores prêmios.

Disponibilidade

Espera-se que a integração da Veeam Data Platform e do Sophos MDR esteja disponível ainda este ano. Para obter mais informações, visite https://www.veeam.com.

As inscrições já estão abertas para o 10º evento anual VeeamON, de 3 a 5 de junho de 2024, no Diplomat Resort em Fort Lauderdale, Flórida. Registre-se agora para uma taxa especial em comemoração ao aniversário de 10 anos por tempo limitado: https://www.veeam.com/veeamon.

Citações de apoio

“A coordenação de estratégias de segurança cibernética e recuperação cibernética dão às empresas a melhor chance de se defenderem e se recuperarem de ataques de ransomware. As equipes de ITOps e SecOps devem trabalhar em estreita colaboração tanto para o planejamento de resposta a incidentes quanto para a comunicação de crises. Os ataques de ransomware estão aumentando e os clientes exigem uma solução holística que possa ajudá-los durante todo o ciclo de segurança e recuperação de dados. Essa parceria entre a Veeam e a Sophos visa combinar disciplinas-chave: a capacidade de detectar ameaças à segurança cibernética, assegurar a garantia de resposta e recuperar os dados atingidos com mais rapidez e segurança.” – Phil Goodwin, vice-presidente de pesquisa da IDC

“Os backups são um alvo cada vez mais visados para os adversários destruírem durante um ataque de ransomware. A segurança é nossa prioridade número um como provedor de serviços gerenciados confiável. Precisamos saber imediatamente quando os backups de um cliente estão sendo adulterados ou quando há um malware presente para que possamos neutralizar e preservar a integridade dos dados”, disse. “Temos orgulho de proteger os diversos ambientes de nossos clientes com o Sophos MDR. Essa nova parceria estende a detecção e resposta a ameaças 24 horas por dia, 7 dias por semana, como uma camada extra de segurança para a nossa solução de backup e recuperação, a Nevtec Data Protection Services (NDPS), desenvolvida pela Veeam. Saber que os especialistas em operações de segurança da Sophos monitoram nossos backups 24×7 e podem neutralizar ameaças em minutos é um tremendo valor agregado.” – Steve Neverve, presidente da Nevtec