Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Fraude financeira em empresas no Brasil: como prevenir 

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

São Paulo, 25 de Setembro de 2023 – As fraudes financeiras representam uma ameaça significativa para empresas que operam no mercado B2B (business-to-business). De acordo com um levantamento da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Fecomércio RJ e Firjan, os prejuízos causados por fraudes no Brasil somaram impressionantes R$ 336,8 bilhões até 2021. Além disso, segundo o canal de denúncias do governo, as fraudes no país cresceram alarmantes 73%. Esta situação ressalta a importância crítica de adotar estratégias eficazes para prevenir e proteger-se contra fraudes financeiras.

Para evitar tais irregularidades, é aconselhável que as empresas adotem estratégias sólidas para se prevenir e se proteger contra fraudes. A Simetrik, empresa líder em soluções tecnológicas e inovadores para o mercado financeiro, identificou a procura das empresas por mais ferramentas que ajudem no maior controle para setores financeiros e passou a oferecer uma abordagem abrangente para combater fraudes. Desenvolvida com a mais recente tecnologia, a plataforma permite às empresas identificar, prevenir e combater ativamente fraudes em todas as etapas de suas operações. 

De acordo com o Alejandro Casas, CEO da Simetrik, que atende empresas como Nubank, Ebanx e Mercado Pago, a adesão a serviços como esse independem do tamanho da empresa: “A ferramenta traz facilidade na hora de identificar margens e riscos, incluindo conformidade regulatória para mitigar os riscos associados ao escrutínio regulatório, garantindo a estabilidade financeira, além de proporcionar um melhor retorno do investimento (ROI) ao reduzir custos, erros e facilitar a tomada de decisões, o que melhora o ROI das equipes financeiras. Estamos firmemente comprometidos em capacitar as empresas brasileiras a prosperar em um ambiente econômico desafiador.” 

Além disso, as empresas devem trabalhar para ter maior visibilidade e rastreabilidade das informações sobre transações financeiras e registros contábeis, ou seja, poder acessar seus dados financeiros em tempo real, o que lhes permite identificar rapidamente discrepâncias ou variações, e obter um melhor entendimento das razões por trás deles. 

Prevenir fraudes nas transações financeiras é essencial para proteger as finanças das empresas e manter a confiança no sistema de pagamentos. Ao implementar estratégias para melhorar a visibilidade das transações, estabelecer controles transacionais eficazes, identificar erros em devoluções e reembolsos, manter registros contabilísticos precisos e utilizar tecnologia avançada, podemos tomar medidas proativas para proteger as transações financeiras.