Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Golpes de “investimento” enganam com uso de inteligência artificial

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Os pesquisadores da Avast descobriram um novo tipo de golpe, que explora os nomes de celebridades, como o empresário Elon Musk, para atrair as pessoas a investir por meio de uma plataforma de investimento falsa. Desta vez, os golpistas atraem as suas vítimas com o uso de inteligência artificial, com a ajuda da qual a plataforma pode supostamente negociar no mercado de ações e de criptomoedas. 

O golpe está sendo espalhado por meio de anúncios no Facebook e Instagram. Clicar no anúncio leva a pessoa a um site que, muitas vezes, imita visualmente meios de comunicação ou sites conhecidos. No texto fictício, celebridades apresentam um método revolucionário para enriquecer rapidamente. O artigo, então, redireciona a pessoa para um portal de investimentos, que a convida a se registrar e, em alguns casos, a pagar por uma taxa de entrada. 

“Nas últimas semanas, vimos um grande aumento de golpes, que buscam o dinheiro das pessoas sob o pretexto de um investimento fácil. Os golpistas tradicionalmente contam com a credibilidade de nomes de celebridades, empresas e da mídia, mas agora também estão explorando a popularidade da inteligência artificial como uma tendência atual”, diz Alexej Savchin, Analista Sênior de Malware da Avast. “Aconselhamos as pessoas a desconfiarem de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade e invistam apenas por meio de plataformas verificadas.”

Os produtos Avast protegeram mais de 60.000 usuários em todo o mundo contra esse tipo de golpe desde abril, mas o golpe também está se espalhando na Austrália, México, Argentina, Canadá, Espanha, Alemanha, Noruega, República Tcheca e Reino Unido.