Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Instagram comunica vazamento de senhas

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Uma falha na ferramenta “Download your data” (“Faça o download dos seus dados”) do Instagram expôs senhas de usuários, diz uma reportagem do portal  The Information. A matéria diz que o Instagram informou os usuários afetados por meio de um email. Essa mensagem diz aos usuários que, caso tivessem utilizado a ferramenta, suas senhas foram expostas ao serem incluídas na URL de uma página da Web vinculada à ferramenta. Além disso, as senhas também foram armazenadas nos servidores do Facebook (que é o dono do Instagram).

O alcance da falha por enquanto não é claro, mas um porta-voz da empresa disse que o problema foi “descoberto internamente e afetou um número muito pequeno de pessoas”. O Instagram também informou que o bug já foi resolvido e aconselha os usuários afetados a limparem o histórico do navegador para impedir que qualquer pessoa veja a URL onde a senha aparece.

É mais um lapso de segurança que inquietará os usuários do Instagram e Facebook – que recentemente teve problemas com a segurança dos dados de seus usuários.  O Instagram lançou a ferramenta “Faça o download dos seus dados” em abril deste ano, para cumprir o GDPR da União Europeia, mas esse recurso está disponível para usuários do mundo todo. No máximo 48 horas após você solicitar seus dados por meio da ferramenta, o Instagram envia um e-mail com uma cópia de tudo que você compartilhou lá Instagram e de todos os dados que a empresa coletou. Veja abaixo que um ano atrás a empresa já estava enfrentando problemas com vazamento de dados.

Hacker oferece cadastro de usuários do Instagram a US$ 10