Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Site gera imagens de pessoas que não existem

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Poucas vezes a tecnologia me deixou em choque. Mas hoje me deixou: imagens de pessoas MUITO REAIS são criadas instantaneamente por inteligência artificial. Você acessa https://thispersondoesnotexist.com
e aparece a imagem de uma pessoa. Cada vez que você dá refresh na página aparece outra. Ver um vídeo de uma imagem fake é uma coisa. Mas quando você mesmo consegue gerar uma, é chocante.
As imagens são criadas por ‘redes adversárias’, do mesmo modo que criaram falsos Obamas e falsos Trumps para vídeos. São imagens de pessoas que não existem e nunca existirão. O site foi criado por Philip Wang, que é engenheiro de software da Uber, usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e modelos pré-concebidos de um projeto de Pesquisa da NVIDIA.

A rede adversária em uso é a StyleGAN, desenvolvida nesse projeto, e que foi treinada pela durante uma semana usando GPUs 8 Tesla V100, de acordo com explicação do especialista Rani Horev, da própria NVIDIA. Embora os resultados sejam impressionantes, às vezes a face gerada contém imperfeições e quebram a simetria. A StyleGAN pode ser treinada para trabalhar com qualquer coisa, sejam fontes gráficas, desenhos, imagens de gatos.

O vídeo abaixo mostra como a StyleGAN opera para gerar esses rostos falsos de pessoas que nunca existiram. Agora, pense no que os golpistas de redes sociais e outros bandidos conseguirão fazer com isso.