Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Tecnologias financeiras em alta para 2024

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

A tecnologia da informação vem ganhando cada vez mais espaço dentro das instituições financeiras e bancárias. Em 2024, espera-se que o mercado financeiro continue a ser impactado por avanços tecnológicos, tanto que os gastos globais com TI devem aumentar em 8%, com a projeção de investimento atingindo a marca de US$ 5,1 trilhões, segundo a Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.
 

Para Leticia Murakawa, diretora Executiva da keeggo, empresa de consultoria em tecnologia: “O uso da tecnologia da informação (TI) no setor financeiro virou alvo de grandes investimentos mundiais, devido às facilidades que pode trazer para inúmeros processos, tornando-os mais rápidos, principalmente nos casos de gestão financeira, redução de custos e segurança de dados”.
 

A personalização de serviços financeiros com o fim de aprimorar a segurança cibernética, o aprimoramento operacional e a tomada de decisões estratégicas serão o grande foco de grandes investimentos, fazendo com que os segmentos de softwares e serviços de TI atinjam um crescimento expressivo para 2024, de acordo com a projeção da Gartner.
 

Pensando nisso, a especialista listou abaixo três temas que serão focos de investimentos este ano:
 

Cibersegurança – A cibersegurança talvez seja a maior discussão do mercado financeiro para 2024, devido ao aumento das ameaças digitais e o avanço da sofisticação dos ataques cibernéticos. Com a expansão das transações online, serviços financeiros móveis e adoção de tecnologias emergentes, as instituições tornam-se alvos atrativos para hackers, tornando-se essencial a busca de medidas rigorosas para garantir a integridade dos clientes e a segurança do setor financeiro.
 

Nuvem Pública – Outro foco dos investimentos será a expansão dos serviços de nuvem pública. Essa tecnologia é voltada à infraestrutura e serviços de computação gerenciados por um provedor terceirizado e compartilhado entre organizações por meio da internet. Os investimentos globais chegarão a 20,4% no ano que vem, crescimento que é resultado de a tecnologia ter se tornado indispensável, o que consequentemente torna maior a procura pela utilização e também o crescimento do preço do serviço. De acordo com a previsão da Gartner, os gastos podem chegar a US$678,8 bilhões em 2024.
 

Data e Analytics – A análise de dados também será um tema que terá bastante foco no próximo ano devido ao crescimento de insights sobre decisões estratégicas, gerenciamento de riscos e melhoria da eficiência operacional. A utilização desta função proporciona uma vantagem competitiva, permitindo a identificação de padrões, previsões mais assertivas e compreensão mais profunda sobre o mercado e seus clientes que se encontram em constante evolução.
 

“Com a evolução de sistemas e metodologias de gerenciamento de softwares e projetos, as áreas como cibersegurança e nuvem pública, serão tecnologias importantes para o fornecimento de soluções e serviços de alta qualidade no mercado financeiro”, finaliza Leticia.