Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

CBF comunica intrusão de rede com roubo de dados

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

A Confederação Brasileira de Futebol publicou um comunicado às 23h12 de sexta-feira, dia 1 de Dezembro, informando ter sido vítima de uma invasão em sua rede, durante a qual documentos foram fultados e também adulterados. Segundo a nota, “na ação, os criminosos se apropriaram da base de documentos, que foram falsificados ou fraudados”. Entre outras informações, a entidade disse que “está tomando medidas proativas e imediatas e notificando as autoridades policiais competentes para a adoção de todas as providências que a lei exige”. Não é a primeira vez que a rede da CBF é invadida: a primeira foi em 16 de Julho de 1998, quando alguém publicou na home page o texto intitulado “Welcome to the World Hacked Cup 98”. O símbolo da CBF foi substituído por uma ilustração onde se lia “Confederação Bostial de Futebol”. Uma tarja vermelha foi colocada sobre a foto da seleção.

Este é o comunicado da CBF feito dia 1/12/2023:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem informar que, apesar de contar com robustos mecanismos de proteção de dados, identificou nesta sexta-feira (01), uma outra provável intrusão criminosa em seus dispositivos conectados à rede da entidade..

Este ato resultou na subtração (furto) de alguns documentos, que, lamentavelmente, foram também alvo de falsificação/adulteração.

Na ação, os criminosos se apropriaram da base de documentos, que foram falsificados ou fraudados.

Tal comportamento criminoso configura, dentre outros, os crimes previstos nos artigos 154-A e 299 do Código Penal.

Diante dessa situação, a entidade está tomando medidas proativas e imediatas e notificando as autoridades policiais competentes para a adoção de todas as providências que a lei exige.

A colaboração estreita com as autoridades visa a assegurar a adoção de todas as medidas cabíveis para a investigação e responsabilização dos criminosos envolvidos. Vale lembrar que a legislação pune o furto de documentos, a falsificação e a utilização por terceiros de tais documentos.

Reforçamos nosso compromisso com a integridade dos dados e garantimos que estamos cooperando integralmente com as autoridades para a rápida resolução desse incidente.

Além disso, a CBF está periodicamente revisando e fortalecendo seus protocolos de segurança cibernética para prevenir futuros ataques e garantir a proteção adequada de nossos sistemas.