Hackers iranianos alegam ter derrubado energia em Israel
Ransomware atinge empresa de logística no Brasil
USP, UFRJ e UFMG sob ataque de negação de serviço
Pane de rede retardou produção na Volkswagen
Site da Prefeitura de Suzano (SP) está fora do ar
DDoS atinge subdomínio da NASA

Assine nossa newsletter Premium e ganhe acesso ao grupo de WhatsApp In_Cyber.
Conheça também a versão Básica

Transição para ambiente híbrido aumentou ataques e ameaças de cibersegurança

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Para 90% dos profissionais de TI brasileiros, a transição para ambientes híbridos resultou em um aumento do número de ataques cibernéticos e em maior vulnerabilidade a ameaças de cibersegurança. Essa é uma das conclusões de pesquisa feita pela AppDynamics, empresa do grupo Cisco, realizada com as entrevistas de 1.140 executivos de TI em 13 países, entre os quais o Brasil.

O relatório aponta os desafios que os departamentos de TI estão enfrentando ao tentar gerenciar um patrimônio de TI cada vez mais fragmentado. Em particular, ele expõe os níveis limitados de visibilidade que estão tornando tão difícil para as equipes de TI solucionar rapidamente problemas de desempenho de aplicativos. Um número crescente de organizações, diz a empresa, está reconhecendo a necessidade de ir além das ferramentas de monitoramento tradicionais e adotar a “observabilidade” como uma forma de reduzir a complexidade de seus ambientes híbridos e garantir que as aplicações operem com desempenho e segurança máximas em todos os momentos.

“Nos últimos anos, vimos organizações intensificarem seus programas de transformação digital para atender às demandas de clientes e facilitar o trabalho híbrido. Isso resultou no rápido desenvolvimento de novos aplicações e serviços digitais que os profissionais de TI agora estão tendo que gerenciar em propriedades híbridas cada vez mais fragmentadas e complexas”, explica João de Valentin, Diretor da AppDynamics para a América Latina.

Tecnologias nativas da nuvem e a explosão de dados

Tecnologias nativas de nuvem geram altos volumes de micro serviços, contêineres, eventos, logs e rastreamentos (MELT), e muitas equipes de TI não conseguem lidar com essa explosão de dados. A pesquisa mostrou que 58% dos profissionais de TI afirmam que o aumento do volume de dados de ambientes multinuvem e híbridos está impossibilitando o monitoramento manual. 

Para ter esse monitoramento, as equipes de TI precisam de visibilidade em todo o nível das aplicações, incluindo os serviços digitais de suporte. E menos de um quarto dos profissionais de TI relatam ter esse nível de visibilidade implantado. No Brasil, o número é de apenas 32%.

As organizações buscam a observabilidade para maximizar seus investimentos em inovação e garantir a segurança

Os profissionais de TI do Brasil e do mundo estão cientes das limitações de seus métodos de monitoramento atuais e da necessidade de adotar novas abordagens – 96% dos brasileiros acreditam que sua organização precisa mudar de uma abordagem de monitoramento para uma solução de observabilidade. 54% afirmam que sua organização já está analisando soluções de observabilidade e 42% pretendem mudar nos próximos 12 meses.

A observabilidade capacita equipes de TI a gerenciar de forma proativa ambientes híbridos, integrando segurança desde o início e unificando fontes de dados. Isso permite uma visão mais detalhada e rápida resolução de problemas.

No entanto, a observabilidade sozinha não é suficiente para impulsionar a inovação sustentável. Os líderes de TI devem recrutar e desenvolver habilidades adequadas, promover colaboração entre equipes e trabalhar com parceiros estratégicos.